2011 – Presente!

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]

Presente! Mecanismo para identificar a PS de alunos em AVEA

Status: concluído

Vigência: 2011 – 2011

Financiamento: SEAD UFRGS/Edital 15

Resumo: Este projeto teve por objetivo modelar e desenvolver uma ferramenta para o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), denominada “Presente!”, bem como realizar análises e estudos sobre a aplicação desta como um recurso para o professor e tutor de modo a fornecer dados indicativos da participação do aluno em cursos disponibilizados através do Moodle, tendo como base o processamento computacional das postagens dos alunos em fóruns e chats. Esse diagnóstico pode auxiliar professores e tutores a fazerem as intervenções necessárias de forma a minimizar possíveis desistências e desestímulo do aluno no curso. A pesquisa fundamentou-se em critérios de análise de Presença Social (PS) em interações textuais online. A noção de PS é um indicativo de como os sujeitos se sentem e demonstram estar conectados uns aos outros em eventos de comunicação mediada por computador e seu sentimento de pertencimento no grupo. O software desenvolvido envolveu a implementação de funções capazes de minerar as múltiplas formas de expressão dadas pelo sistema linguístico e é capaz de agrupar as postagens nas quatro categorias indicadas acima e suas respectivas subclasses.

Equipe (principais pesquisadores):

  • Leandro Krug Wives – Coordenador – UFRGS
  • Magda Bercht – Pesquisador – UFRGS
  • Helvia Pereira Pinto Bastos (doutoranda, PGIE UFRGS)
  • Júlia Kikuye Kambara (bolsista INF-UFRGS)

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]