Acesso a Bases de Dados pelo Telefone (COMUNICA)

Status: concluído

Vigência: 2006 – 2012

Financiamento: FINEP/CNPq/SEBRAE

Resumo: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de um sistema de atendimento automático por telefone, o qual permitia acesso via voz a uma base de dados. A tecnologia de consulta seguiu princípios de mineração de textos e dados, com sumarização de conteúdo. Com ele, um usuário seria capaz de ligar para uma central, formular uma consulta em linguagem natural (falada) e o sistema interpretaria a necessidade do usuário, faria a consulta a uma ou mais bases de dados e retornaria o resultado de maneira sumarizada e vocalizada. Sistemas como este são utilizados para disseminar o acesso de clientes de empresas ou da população a informações contidas nas suas bases de dados. Através desse recurso, cegos podem ter acesso por voz a dados existentes apenas em meio visual, em papel ou na internet. A população em geral também pode se beneficiar através do acesso a informações em bases de órgãos públicos através de um telefone. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Instituto de Informática da UFRGS e as empresas Conexum, Intext Mining LTDA e DFL.

Equipe (principais pesquisadores):

  • Leandro Krug Wives – Coordenador – UFRGS [2011-2012]
  • Aline Villavicencio – Coordenadora – UFRGS [2006-2010]
  • Rodrigo Souza Wilkens – mestrando/doutorando UFRGS
  • Daniel N. Muller (Conexum)
  • Stanley Loh (Intext Mining LTDA)
  • Fábio Moreira da Silva (DFL)