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Acesso a Bases de Dados pelo Telefone (COMUNICA)
Status: concluído
Vigência: 2006 – 2012
Financiamento: FINEP/CNPq/SEBRAE
Resumo: O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de um sistema de atendimento automático por telefone, o qual permitia acesso via voz a uma base de dados. A tecnologia de consulta seguiu princípios de mineração de textos e dados, com sumarização de conteúdo. Com ele, um usuário seria capaz de ligar para uma central, formular uma consulta em linguagem natural (falada) e o sistema interpretaria a necessidade do usuário, faria a consulta a uma ou mais bases de dados e retornaria o resultado de maneira sumarizada e vocalizada. Sistemas como este são utilizados para disseminar o acesso de clientes de empresas ou da população a informações contidas nas suas bases de dados. Através desse recurso, cegos podem ter acesso por voz a dados existentes apenas em meio visual, em papel ou na internet. A população em geral também pode se beneficiar através do acesso a informações em bases de órgãos públicos através de um telefone. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Instituto de Informática da UFRGS e as empresas Conexum, Intext Mining LTDA e DFL.
Equipe (principais pesquisadores):
- Leandro Krug Wives – Coordenador – UFRGS [2011-2012]
- Aline Villavicencio – Coordenadora – UFRGS [2006-2010]
- Rodrigo Souza Wilkens – mestrando/doutorando UFRGS
- Daniel N. Muller (Conexum)
- Stanley Loh (Intext Mining LTDA)
- Fábio Moreira da Silva (DFL)
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