FUture LEarning Spaces (FUELS)

Status: concluído

Financiamento: CAPES – SticAmSud

Resumo: Este projeto contribuiu para o desenvolvimento da alfabetização digital e as habilidades de aprendizagem das pessoas (estudantes e pessoas de idade), através da construção de um ecossistema digital baseado na Web 2.0 e software social. Com base nesse ecossistema, idosos poderão conectar-se à sociedade e à família, evitando sua exclusão social. O projeto explorou os recursos oferecidos pela convergência de tecnologias semânticas, Web 2.0, softwares sociais e serviços sensíveis ao contexto, proporcionando um ambiente personalizado e adaptativo, acessível através de diferentes dispositivos. O projeto contou com missões de trabalho envolvendo professores/pesquisadores (brasil-exterior-brasil) e bolsas de sanduíche/pós-doutorado para alunos de doutorado.

Vigência: 2012 – 2013 

Equipe (principais pesquisadores):

  • Brasil
    • Leandro Krug Wives (coordenador Brasileiro) – UFRGS
    • José Palazzo Moreira de Oliveira – UFRGS
    • José Valdeni de Lima – UFRGS
    • Lucinéia Heloísa Thom – UFRGS
    • Valter Roesler – UFRGS
  • Argentina
    • Alejandro Fernandez (coordenador Argentino) – LIFIA, Universidade de La Plata
    • Alícia Dias – LIFIA, Universidade de La Plata
  • França
    • Serge Garlatti (general / french coordinator) – TELECOM BRETAIN Institute
    • Issam Rebaï – TELECOM BRETAIN Institute
    • Amel Bouzeghoub -TELECOM SudParis Institute, Évry
    • Walid Gaaloul – TELECOM SudParis Institute, Évry
    • Elisabeth Brunet – TELECOM SudParis Institute, Évry
    • Yvan Peter – Lille I University, Lille