Resumo: O objetivo do projeto é iniciar uma colaboração entre grupos de pesquisa entre a América do Sul e França sobre tecnologias ubíquas aplicadas à área de pesquisa de aprendizagem móvel. Neste projeto, pretendemos desenvolver um ambiente móvel de aprendizado sensível ao contexto (conhecido por ambiente de u-learning) para auxiliar na criação aulas eletrônicas que possam ser adaptadas de acordo com a situação atual de aprendizagem dos alunos. Sensibilidade ao contexto refere-se aqui à capacidade que um sistema de aprendizagem tem de detectar a localização dos alunos e seus comportamentos, chamando a sua atenção para coisas físicas ou objetos relacionados com a aula em curso e que estejam ao seu entorno, e para orientá-los na descoberta de novos conhecimentos. Como estudo de caso, propomos a criação de uma aula relacionada com Geologia, sensível ao contexto, executada em smartphones a fim de ajudar os estudantes de geologia a aprender de forma interativa, quando estão em campo.
Início: 2011
Vigência: 1 ano (extensível por +1)
Financiamento: CAPES STIC-AMSUD
Equipe (principais pesquisadores):
- Brasil
- José Valdeni de Lima (coordenador Brasileiro) – UFRGS
- José Palazzo Moreira de Oliveira – UFRGS
- Leandro Krug Wives – UFRGS
- Rossana Andrade – UFC
- Edgar Marçal – UFC
- Windson Viana de Carvalho – UFC
- Márcio Maia – UFC
- José Celso FREIRE Junior – UNESP
- Edson Luiz França SENNE – UNESP
- Ivan Rizzo Guilherme – UNESP
- Claudia Werner – UFRJ
- Marco Di Beneditto – UFRJ
- Chile
- Jaime Sanchez (coordenador chileno) – C5, Universidad del Chile
- Mauricio Sáenz – C5, Universidad del Chile
- Matías Espinoza – C5, Universidad del Chile
- Angelo Tadres – C5, Universidad del Chile
- França
- Jérôme Gensel (coordenador francês) – LIG, STEAMER team
- Hervé Martin – LIG, STEAMER team
- Marlène Villanova-Olivier – LIG, STEAMER team
- José Bringel Filho – LIG, STEAMER team