FUture LEarning Spaces (FUELS)
Status: concluído
Financiamento: CAPES – SticAmSud
Resumo: Este projeto contribuiu para o desenvolvimento da alfabetização digital e as habilidades de aprendizagem das pessoas (estudantes e pessoas de idade), através da construção de um ecossistema digital baseado na Web 2.0 e software social. Com base nesse ecossistema, idosos poderão conectar-se à sociedade e à família, evitando sua exclusão social. O projeto explorou os recursos oferecidos pela convergência de tecnologias semânticas, Web 2.0, softwares sociais e serviços sensíveis ao contexto, proporcionando um ambiente personalizado e adaptativo, acessível através de diferentes dispositivos. O projeto contou com missões de trabalho envolvendo professores/pesquisadores (brasil-exterior-brasil) e bolsas de sanduíche/pós-doutorado para alunos de doutorado.
Vigência: 2012 – 2013
Equipe (principais pesquisadores):
- Brasil
- Leandro Krug Wives (coordenador Brasileiro) – UFRGS
- José Palazzo Moreira de Oliveira – UFRGS
- José Valdeni de Lima – UFRGS
- Lucinéia Heloísa Thom – UFRGS
- Valter Roesler – UFRGS
- Argentina
- Alejandro Fernandez (coordenador Argentino) – LIFIA, Universidade de La Plata
- Alícia Dias – LIFIA, Universidade de La Plata
- França
- Serge Garlatti (general / french coordinator) – TELECOM BRETAIN Institute
- Issam Rebaï – TELECOM BRETAIN Institute
- Amel Bouzeghoub -TELECOM SudParis Institute, Évry
- Walid Gaaloul – TELECOM SudParis Institute, Évry
- Elisabeth Brunet – TELECOM SudParis Institute, Évry
- Yvan Peter – Lille I University, Lille