2011 – LWM

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” gradient_start_color=”” gradient_end_color=”” gradient_start_position=”0″ gradient_end_position=”100″ gradient_type=”linear” radial_direction=”center” linear_angle=”180″ background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_blend_mode=”none” video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” filter_hue=”0″ filter_saturation=”100″ filter_brightness=”100″ filter_contrast=”100″ filter_invert=”0″ filter_sepia=”0″ filter_opacity=”100″ filter_blur=”0″ filter_hue_hover=”0″ filter_saturation_hover=”100″ filter_brightness_hover=”100″ filter_contrast_hover=”100″ filter_invert_hover=”0″ filter_sepia_hover=”0″ filter_opacity_hover=”100″ filter_blur_hover=”0″][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” background_type=”single” gradient_start_color=”” gradient_end_color=”” gradient_start_position=”0″ gradient_end_position=”100″ gradient_type=”linear” radial_direction=”center” linear_angle=”180″ background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” background_blend_mode=”none” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” filter_type=”regular” filter_hue=”0″ filter_saturation=”100″ filter_brightness=”100″ filter_contrast=”100″ filter_invert=”0″ filter_sepia=”0″ filter_opacity=”100″ filter_blur=”0″ filter_hue_hover=”0″ filter_saturation_hover=”100″ filter_brightness_hover=”100″ filter_contrast_hover=”100″ filter_invert_hover=”0″ filter_sepia_hover=”0″ filter_opacity_hover=”100″ filter_blur_hover=”0″ last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]

Learn While Moving (LWM)

Status: finalizado.

Vigência: 2011 – 2013

Financiamento: CAPES STIC-AMSUD

Resumo: O objetivo do projeto Learning While Moving (LWM) é iniciar uma grande colaboração entre grupos de pesquisa na América do Sul e na França em tecnologias onipresentes aplicadas à área de pesquisa do aprendizado móvel. No projeto LWM, pretendemos desenvolver um ambiente de aprendizado móvel sensível ao contexto (denominado ambiente de e-learning) para auxiliar na criação de palestras de e-learning, que podem ser adaptadas de acordo com a atual situação de aprendizado dos alunos, comumente denominada contexto. A conscientização de contexto refere-se aqui à capacidade que um sistema de aprendizado tem de detectar a situação (localização) e os comportamentos dos alunos, chamar sua atenção para as coisas ou objetos físicos do ambiente relacionados à lição atual e orientá-los na descoberta de novas noções e conhecimento. Por exemplo, a localização atual dos alunos, sua proximidade com os objetos reais estudados, suas habilidades e o estado atual no fluxo de trabalho da palestra podem ser usados ​​para melhorar dinamicamente as atividades de aprendizado em U realizadas por esses alunos. Como estudo de caso, propomos a criação de uma palestra contextualizada em Geologia, que será executada em smartphones e ajudará os estudantes de geologia móvel a aprender de maneira interativa quando estiverem em campo.

Equipe (principais participantes):

  • Brasil:
    • José Valdeni de Lima (coordinador brasileiro) – UFRGS
    • José Palazzo Moreira de Oliveira – UFRGS
    • Leandro Krug Wives – UFRGS
    • Rossana Andrade – UFC
    • Edgar Marçal – UFC
    • Windson Viana de Carvalho – UFC
    • Márcio Maia – UFC
    • José Celso FREIRE Junior – UNESP
    • Edson Luiz França SENNE – UNESP
    • Ivan Rizzo Guilherme – UNESP
    • Claudia Werner – UFRJ
    • Marco Di Beneditto – UFRJ
  • Chile:
    • Jaime Sanchez (coordenador chileno) – C5, Universidad del Chile
    • Mauricio Sáenz – C5, Universidad del Chile
    • Matías Espinoza – C5, Universidad del Chile
    • Angelo Tadres – C5, Universidad del Chile
  • France:
    • Jérôme Gensel (coordenador francês) – LIG, STEAMER team
    • Hervé Martin – LIG, STEAMER team
    • Marlène Villanova-Olivier – LIG, STEAMER team
    • José Bringel Filho – LIG, STEAMER team

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]