Avaliação Multicultural do Comportamento em Ambiente Web

Status: concluído

Vigência: 2010 – 2012

Financiamento: CNPq (Edital # 07/2010 – PROSUL – 490051/2010-3)

Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa original e resultados tecnológicos para implantar mecanismos de respeito às características culturais dos usuários da Web aplicando tecnologias de sistemas federados e de sistemas adaptáveis nos aspectos de Interface Humano-Computador – IHC, Adaptabilidade e Engenharia de Software. O projeto propõe contribuições significativas nas áreas de sistemas adaptativos para a Web, em metodologias para o desenvolvimento de sistemas federados multiculturais. Os resultados deste projeto contribuirão na integração e da consolidação dos grupos de pesquisa envolvidos e para a melhora e desenvolvimento de atividades culturais e de ensino no âmbito do MercoSul através da transferência do conhecimento e tecnologia gerados ou para o ambiente de software livre Moodle ou para futuros parceiros do mercado. Desenvolvedores Web e webdesigners muitas vezes devem considerar vários desafios no desenvolvimento Web como gerenciamento de conteúdo, aspectos de segurança, suporte a navegação, mas um desafio primordial é como considerar também aspectos de usabilidade. O sucesso de um sistema interativo é determinado pelos seres humanos que o usam e, portanto, é profundamente afetado pela sua facilidade de uso e de auxiliar a minimizar erros – que correspondem a alguns dos critérios de usabilidade na perspectiva dos seus usuários. Conhecendo as sequencias de interações previstas para os diferentes grupos regionais será possível a localização de ambientes Web de forma mais adaptada às suas características e não apenas limitada a tradução de conteúdos e textos de navegação como é realizada por companhias desenvolvedoras de software. Desta forma está caracterizada a importância da proposta não somente para o desenvolvimento e utilização de ambientes de EAD como o Moodle adotado pelo MEC e Universidade Aberta do Brasil como para aplicações comerciais e de marketing. Atenção: o termo multicultural no título do projeto tem um sentido restrito, trata-se de identificar os comportamentos navegacionais de alunos em um ambiente de EAD para suportar a “localização” (linguagem) de conteúdos em função dos comportamentos identificados, nosso objetivo não é de tratar aspectos sociológicos da multiculturalidade.

Equipe (principais pesquisadores):

  • Brasil:
    • José Palazzo Moreira de Oliveira – Coordenador – UFRGS
    • José Valdeni de Lima – Pesquisador – UFRGS
    • Leandro Krug Wives – Pesquisador – UFRGS
    • Marcelo Soares Pimenta – Pesquisador – UFRGS
    • Lucinéia Heloisa Thom – Pesquisador – UFRGS
    • Ana Marilza Pernas Fleishmann  – Doutoranda – UFRGS
    • Isabela Gasparini – Doutoranda – UFRGS
    • Giseli Rabello Lopez – Doutoranda – UFRGS
    • Daniel Lichtnow – Doutorando – UFRGS
    • Núbia Rosa dos Santos Santana dos Santos – Doutoranda – UFRGS
    • Mário Lemes Proença Jr. – Pesquisador – UEL
    • Rodolfo Miranda de Barros – Pesquisador – UEL
    • Mariano Nicolao – Pesquisador – IFSul
    • andré Peres – Pesquisador – IFSul
  • Uruguay
    • Regina Motz – Pesquisadora – UDELAR
    • Edelweis Rohrer  – Pesquisadora – UDELAR
  • Argentina
    • Alicia Diaz – Pesquisadora – Universidad Nacional de La Plata
    • Alejandro Fernandez – Pesquisador – Universidad Nacional de La Plata
    • Martín Rosenfeld – Universidad Nacional de La Plata
    • Diego Torres – Universidad Nacional de La Plata